Primeiro dia do Fórum “Observai” discute a importância da educação ambiental como ferramenta para transformação social
16/05/2025
(Foto: Reprodução) Especialistas, educadores e observadores de aves discutem o papel da Educação Ambiental na transformação de espaços urbanos e na conscientização sobre o meio ambiente. O Fórum de Educação Ambiental “Observai”, promovido pelo Terra da Gente durante o Avistar 2025, teve início com uma programação de palestras e rodas de conversa voltadas para o papel da educação ambiental na construção de cidades mais resilientes e sustentáveis e como papel de transformação social.
Abertura
O Fórum começou com a abertura oficial às 10h feita pela equipe do Terra da Gente, reforçando a necessidade de olharmos para o tema diante da desconexão das crianças com a natureza e apresentando o cronograma do Fórum durante os três dias.
Na abertura, uma parte do documentário ‘#Terra, a jornada de crescer junto à natureza’, um uma série especial produzida pelo TG sobre as consequências do déficit de natureza, foi exibida, logo dando início a rodada de palestras.
Educação baseada na Natureza
A primeira palestra do Fórum “Observai” teve início às 10h30 e foi apresentada por Bebel Barros, especialista em infância e natureza do Instituto Alana, que abordou a importância de integrar a natureza nos ambientes escolares como uma estratégia para promover o desenvolvimento integral das crianças.
Bebel destacou os malefícios do déficit de contato com a natureza, enfatizando como a falta dessa conexão pode afetar negativamente o bem-estar físico e emocional das crianças, além de impactar seu aprendizado e criatividade.
Bebel Barros abordou a importância de integrar a natureza nos ambientes escolares como uma estratégia para promover o desenvolvimento das crianças
João Bertuzzo/TG
Ela também apresentou iniciativas que utilizam a natureza como ferramenta pedagógica, ressaltando como essas ações podem ajudar a diminuir os efeitos das mudanças climáticas, criando ambientes mais resilientes e sustentáveis nas escolas, enquanto sensibilizam as futuras gerações para o cuidado com o meio ambiente.
“Qualquer estratégia que leve as crianças para o lado de fora e permita que elas se conectem com os animais e plantas, está valendo. O Avistar é um evento muito qualificado. Ele atrai pessoas que já estão há muitos anos engajadas nesse tema. E trazer a pauta da Educação Ambiental é avançar ainda mais essa agenda”, diz Bebel.
Como está a presença da Educação Ambiental em nossas escolas?
A Lei 14.926/2024, que obriga as escolas brasileiras a integrar a Educação Ambiental em seus currículos, trouxe um novo contexto para a discussão sobre a presença da natureza nas escolas. Nesse cenário, a roda de conversa com educadores ambientais, que começou às 11h15, abordou a pergunta: "Como está a presença da Educação Ambiental em nossas escolas?".
Durante a conversa, educadores de diversas áreas compartilharam suas experiências sobre como têm integrado o tema ambiental em suas disciplinas, muitas vezes de maneira criativa, adaptando conteúdos e utilizando espaços escolares como ferramentas de aprendizado.
Roda de conversa entre educadores ambientais abordou a pergunta: "Como está a presença da Educação Ambiental em nossas escolas?"
João Bertuzzo/TG
A roda destacou tanto os desafios enfrentados, como a falta de recursos e de formação continuada para os professores, quanto às iniciativas bem-sucedidas, reforçando a importância de tornar a Educação Ambiental uma realidade no cotidiano escolar.
Passarinhar para educar
Em seguida, às 13h30, o biólogo do Terra da Gente, Luciano Lima, apresentou sua palestra “Passarinhar para educar”, onde compartilhou os benefícios da passarinhada como ferramenta educativa.
Luciano explicou como a observação de aves pode ser uma maneira acessível e envolvente de ensinar sobre a biodiversidade e a importância da conservação ambiental. Ele também contou como os passarinhos desempenharam um papel fundamental em sua própria vida, moldando sua visão sobre a natureza e o meio ambiente.
Luciano explicou na palestra como a observação de aves pode ser uma maneira acessível e envolvente de ensinar sobre a biodiversidade
João Bertuzzo/TG
Ao incentivar o passarinhar, o ornitólogo destacou como essa prática pode não só despertar a curiosidade nas crianças, mas também ajudá-las a se conectar de forma mais profunda com o mundo natural, promovendo o respeito e a conscientização ecológica.
O papel do influencer na perspectiva educacional
Em seguida, às 14h00, o biólogo Luciano Lima mediou a palestra “O papel do influencer na perspectiva educacional”, que contou com a participação de William Menq, do canal Planeta Aves, e Bruno e Amanda, do canal Zoomundo.
Durante a palestra, os criadores de conteúdo destacaram a responsabilidade dos influenciadores na educação, comentando sobre como sua atuação nas redes sociais tem o poder de mudar o pensamento das pessoas e sobre como a adaptação para uma linguagem mais “popular” pode auxiliar no aprendizado.
Willian Menq, do canal Planeta Aves, e Bruno e Amanda, do canal Zoomundo, participaram de roda com o tema "O papel do influencer na perspectiva educacional"
João Bertuzzo/TG
A palestra também abordou como pesquisadores e profissionais da área ambiental têm buscado parcerias com influenciadores, reconhecendo o potencial impacto que essas colaborações podem gerar, atingindo dezenas de milhares de pessoas em um único vídeo, muito além do alcance tradicional de projetos científicos.
“A gente tem percebido pesquisadores que vêm a falar com a gente, buscando uma parceria para divulgação. Porque para você criar um perfil, para você criar um projeto novo do zero, de extensão e tudo mais, dá muito trabalho. E aí você vai ter um resultado de 500 pessoas, 100 pessoas vão ver. Você vem buscar um influenciador, com um vídeo que a pessoa faz vai atingir dezenas de milhares de pessoas, então o potencial impacto é muito maior e com isso está aumentando”, diz Bruno Gonçalves.
Ser criança é natural
A próxima palestra foi apresentada pela pedagoga e especialista em educação e natureza Ana Carol Thomé, às 15h, trazendo uma reflexão profunda sobre a importância do brincar com a natureza no processo educativo das crianças. Educadora e fundadora da iniciativa “Ser Criança é Natural”, Ana Carol defende que a conexão com o ambiente natural não é um complemento da infância, mas sim parte essencial de seu desenvolvimento.
Durante sua fala, Ana apresentou a pergunta central que orienta seu trabalho: “Tudo isso acontece porque a criança brinca com a natureza ou porque ela não brinca?”. Com base em sua experiência como professora da rede pública e em revisões realizadas em bases de dados sobre os temas “criança”, “natureza” e “educação”, ela reforçou que promover boas experiências ao ar livre é crucial para apoiar o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
A palestra também destacou iniciativas práticas de sua metodologia, como oficinas, ações voltadas para bebês, passeios em família e a criação das “Caixas da Natureza”, recursos que incentivam a curiosidade e o vínculo com o mundo natural. Além disso, ela apresentou materiais e formações destinados a educadores, com o objetivo de levá-los a transformar seus olhares e práticas pedagógicas.
“Que cada nuvem, vento, árvore seja um bom motivo para se ir além da sala de aula. Que cada criança seja um bom motivo para se levar a aula para fora do ambiente fechado”, afirmou, encerrando sua fala.
Crescer junto à natureza
A última programação do Fórum "Observai" teve início às 16h00, com uma roda de conversa entre três observadores de aves mirins: Joaquim Barros, Cecília Monteiro e Antonio Cywinski, mediada pelo repórter do TG Paulo Augusto.
Os três compartilharam suas experiências como amantes da natureza desde a infância e falaram sobre sua paixão por aves. Durante o bate-papo, deram dicas para passarinheiros iniciantes, contaram sobre os lugares que já visitaram para observar aves e até dividiram seus sonhos de lifers - espécies que ainda desejam ver pela primeira vez.
Os três observadores mirins compartilharam suas experiências como amantes da natureza e sobre sua paixão por aves
Larissa Fortunato/TG
Além disso, refletiram sobre como gostariam que fosse o planeta no futuro: mais verde e com as pessoas respeitando e convivendo em harmonia com a natureza. Logo após a roda, o Fórum teve seu encerramento às 17h30.
O Fórum reabre amanhã (16/07), às 10h da manhã. Confira a programação completa em avistarbrasil.com.br.
Fórum Observai
Participe do Fórum Observai de Educação Ambiental, Avistar-Terra da Gente. Faça sua inscrição no site avistarbrasil.com.br. O Avistar é gratuito, mas o acesso ao Jardim Botânico (local do encontro) requer ingresso. Clique aqui para acessar o site do evento e adquirir seu ingresso.
*Texto sob supervisão de Lizzy Martins
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